Exposição: Vazios Povoados – Farol Santander

O recém-reaberto Edifício Altino Arantes, no centro de São Paulo, hoje Centro Empresarial e Espaço Cultural Farol Santander, recebe duas exposições imersivas, e convida o público a ver São Paulo – e o mundo – do alto e com outros olhos. Com o título de Vazios Povoados, a mostra, que fica em cartaz até 9 de setembro, é a reunião de duas obras interativas, a exclusiva TUBO, dos brasileiros Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti, e a inédita no Brasil /\/\/\/\/\/ (lê-se Aquarius), do britânico Haroon Mirza. Cada uma ocupa um piso do prédio, nos 22.º e 23.º andares, respectivamente.

 

TUBO é uma escultura imersiva e interativa, desenhada para imergir o visitante em paisagens.

exposicao-tubo-farol-santander-2

 

TUBO utiliza a arquitetura retangular do 22º andar do Farol Santander, o skyline e o céu de São Paulo para causar nos visitantes a sensação de caminhar nas alturas. Os visitantes, imersos na paisagem projetada, experienciam variações provocadas por seu ponto de vista; por seu reflexo na arquitetura cilíndrica; pelas imagens projetadas e por reflexos gerados por outros visitantes. Ao integrar a imagem do visitante à imagem da paisagem, o projeto imerge o visitante no skyline de São Paulo.

 

 

 

 

/ \ / \ / \ / \ / \ / \ representa o símbolo do signo astrológico e da constelação de Aquário.

aquario-exposicao-santander

 

O trabalho faz referência a ciência, xamanismo e inteligência artificial nos vídeos, que atuam ao lado de uma composição de sinais elétricos ao vivo. A instalação é composta por uma câmara à prova de luz e à prova de som que aloja um jato de água que foi direcionado para fluir em uma dupla hélice, fazendo referência ao DNA; quatro canais de vídeos. Esses recursos foram combinados com LEDs de iluminação de sinal elétrico e gerando som simultaneamente para criar uma instalação audiovisual automatizada ao vivo em som surround de 12 canais. Três espaços distintos, cada um operando de maneira muito diferente tanto visualmente quanto acusticamente. O trabalho será reorganizado especificamente para a exibição no Farol Santander – a obra está sendo adaptada para ocupar de maneira única o 23º andar do icônico edifício.

 

Serviço:

Exposição Vazios Povoados

Em cartaz até 9 de setembro

TUBO – 22ª Andar
Terça a Sábado das 9h às 20h
Domingo das 9h às 19h

/ \ / \ / \ / \ / \ / \ (Aquário) – 23º Andar
Terça a Sábado das 9h às 20h
Domingo das 9h às 19h

Ingressos: R$10 a R$20
Local: Farol Santander: Rua João Brícola, 24.

 

13.6.2018
 
Author: Cristiane Joplin

Redatora do Guia de Teatro

Adicionar comentário