CCBB-SP recebe a exposição 100 anos de Athos Bulcão

A exposição celebra o centenário de Athos Bulcão, conhecido pela diversidade de sua obra e inegável importância histórica e cultural. A mostra apresenta mais de 300 obras, incluindo trabalhos inéditos, que tornam possível visualizar seu caminho no Brasil e exterior, desde sua inspiração inicial pela azulejaria portuguesa, seu aprendizado sobre utilização das cores de quando foi assistente de Portinari, até as duradouras e geniais parcerias com Niemeyer e João Filgueiras Lima.

 

Com curadoria de Marília Panitz e André Severo, a exposição é, assim, dividida em oito núcleos. ‘A Geometria e a Poesia’, por exemplo, explora a paleta Exposição homenageia os 100 anos de Athos Bulcão no CCBB São Paulode cores do artista, e ‘Construções/Montagens’ – o maior deles – ressalta a integração que fez entre a arte e a arquitetura. A mostra, organizada em um viés cronológico, destaca também a pintura figurativa feita pelo artista entre 1940 e 1950, croquis, figurinos, trabalhos gráficos e até os lenços que desenhou quando estava em Paris. A curadoria evidencia vínculos entre diferentes momentos do artista.

 

Outros destaques são uma série de croquis feitos pelo artista para o grupo de teatro carioca O Tablado; os figurinos das óperas “Amahl” e “Os Visitantes da Noite”, do italiano Gian Carlo Menotti (1911-2007); os seus parâmetros litúrgicos modernistas; e os lenços que desenhou quando estava em Paris, na França. Ao longo da mostra há ainda reproduções em escala de alguns relevos acústicos e divisórias utilizadas em prédios públicos, que unem funcionalidade e originalidade, marcas do trabalho de Bulcão.

 

O criador também era conhecido por suas máscaras – inspiradas no filme 2001, uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick – os figurinos que pensou para óperas, como Amahl e Os Visitantes da Noite de Menotti, lenços que desenvolveu em sua estada em Paris, vestes litúrgicas que desenhou em 1960 para a Catedral de Brasília, as fotomontagens em que ele flertou com o surrealismo e a Bauhaus, além de capas de livro, como a de Encontro Marcado, de Fernando Sabino, e de revistas.

Serviço:

 

100 anos de Athos Bulcão

Data: 1 de agosto a 15 de outubro de 2018
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo CCBB-SP
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – centro – São Paulo
Horário: seg | qua a dom – 9h às 21h.
Entrada franca | Livre para todas as idades

Visitação com hora agendada

Opção de visitação com hora agendada pelo aplicativo “Eventim” (Apple Store e Google Play) e em culturabancodobrasil.com.br ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.

 

29.8.2018
 
Author: Cristiane Joplin

Redatora do Guia de Teatro

Adicionar comentário