Teatro Aliança Francesa recebe o Festival “Que Absurdo!”

De 12 de janeiro a 15 de abril o Teatro Aliança Francesa recebe o Festival Que Absurdo! Serão apresentados, de forma rotativa, três espetáculos com textos do Teatro do Absurdo, termo criado pelo crítico americano Martin Esslin, em 1961, e que engloba várias obras, de diferentes autores, que utilizam o inusitado, a total falta de sentido, para discutir a linguagem e as relações humanas. São eles: As Criadas, de Jean Genet, abre a programação no dia 12 de janeiro, A Cantora Careca, de Eugène Ionesco, estreia somente em 16 de fevereiro e Uma Peça por Outra, pot-pourri das peças curtas de Jean Tardieu, estreia em 24 de janeiro.

Uma Peça Por Outra apresenta esquetes curtas que satirizam a comunicação e as convenções teatrais. A peça apresenta um pot-pourri das peças curtas de Jean Tardieu, multipremiado dramaturgo francês, falecido em 1995, expoente do teatro do absurdo ao lado de Ionesco, Beckett e Pinter.

festival absurdo de teatro

O tema central é a discussão da linguagem. A constatação da inutilidade das palavras para o entendimento. Cada história brinca de forma criativa e divertida com as questões mais críticas da comunicação humana, ou a falta dela, testando, escutando, pesquisando como ela funciona para então partir para a desconstrução.

Em Só Eles o Sabem, veremos uma crítica ao subentendido, uma brincadeira acerca da comunicação entrelinhas. Em Uma Palavra Por Outra, um típico chá das cinco ambienta um festival de palavras agrupadas com uma lógica própria.
Osvaldo e Zenaide apresenta um casal de apaixonados que usa e abusa dos apartes, em uma absurda reinterpretação da relação que experimentam. Havia Uma Multidão No Solar traz um suspense a la Agatha Christie composto por uma divertida coleção de clichês. Completam Uma Peça Por Outra as esquetes Conversação Sinfonieta e Para bom entendedor meia….

 

Festival que Absurdo!

Três textos do Teatro do Absurdo em apresentações rotativas:

As Criadas
Uma Peça por Outra
A Cantora Careca

Programação:
De 12 de janeiro a 8 de fevereiro.
As Criadas: 12 de janeiro a 4 de fevereiro: sextas e sábados, 20h30; domingos 19h.
De 14 de fevereiro a 12 de abril: quartas e quintas, 20h30.
Uma Peça por Outra: de 24 de janeiro a 8 de fevereiro, quartas e quintas feiras, 20h30.

 

De 15 de fevereiro a 15 de abril
As Criadas: quartas e quintas feiras, 20h30;
A Cantora Careca: sextas, 20h30, sábados, 19h;
Uma peça por Outra: sábado, 20h30 e domingos às 19h.
Ingressos: R$ 50,00 / R$ 25,00

 

Teatro Aliança Francesa
Rua General Jardim 182 – Vila Buarque. Capacidade: 226 lugares + 4 PNE.
Estacionamento conveniado em frente.
Informações: (11) 3572-2379 // www.teatroaliancafrancesa.com.br

17.1.2018
 
Author: Cristiane Joplin

Redatora do Guia de Teatro

Adicionar comentário